sábado, 5 de agosto de 2017

Mortos levantados? Mt 27



Esse texto de Mateus 27:51-53 gera uma certa confusão. 
Diz que os "corpos mortos dos santos foram LEVANTADOS, foram vistos pelas pessoas, que apareceram em Jerusalém". 
Ocorre que o termo "levantado" pode ser usado em RESSURREIÇÃO ou não. Nesse caso, como ficaria? 

Uma das hipóteses é a de que , depois daquele TREMOR de terra, os corpos foram "levantados" (ou ficaram em posição vertical) e as pessoas VIVAS, que estavam no cemitério ou perto dele, os viram nessa posição. 
Daí, essas pessoas vivas foram a Jerusalém e comentaram o ocorrido. 
Assim, NÃO teria havido uma "ressurreição dos mortos". 

Até porque esse caso NÃO é mais citado, fora desse texto. 
Também poderia ter sido um "acréscimo" (mas ninguém sabe). 

Depois de sua morte, Cristo só seria RESSUSCITADO "três dias" depois. Assim, tais "santos" teriam sido ressuscitados ANTES de Jesus", o que NÃO poderia, pois Paulo diz que "Jesus foi o primogênito dos mortos" (Colossenses 1:18), MAS isso também pode ser resolvido. 
Aqueles corpos teriam ficado "levantados" (ou em posição vertical) ATÉ a ressurreição de Jesus (Atos 2:32) e, DEPOIS, é que teriam sido ressuscitados e aparecido em Jerusalém. 
Portanto, NÃO teriam sido ressuscitados ANTES de Jesus. 

MAS... certeza mesmo, ninguém tem. 

Parece que a HIPÓTESE de um simples LEVANTAMENTO daqueles mortos, que teriam ficado em posição vertical no cemitério e teriam sido vistos por pessoas VIVAS, é a mais razoável, considerando que houve pelo menos um caso PARECIDO na cidade de Sonson, na Colômbia, em 1962. 
Um tremor de terra "levantou" (ou jogou) os corpos mortos para fora de seus túmulos. 
Como tais corpos ficaram "aparecendo", os VIVOS tiveram de enterrá-los novamente. 

Até porque Paulo também diz, em Hebreus 11:39, que muitos dos "santos", que haviam MORRIDO, "não alcançaram a promessa" (de serem ressuscitados). 
O próprio rei Davi, por exemplo, que foi ANTEPASSADO de Jesus, NÃO tinha sido ressuscitado ainda, ou NÃO tinha ido para o Céu, como Pedro falou, em Atos 2:29,34. 
De fato, antes de Pedro, Jesus também confirmou que "NENHUM homem havia subido aos céus" (João 3:13). 

Portanto, os "santos", ou as pessoas que, em vida, tiveram a aprovação de Deus e depois morreram, seriam ressuscitados, sim, mas só no FUTURO, ou na "volta de Cristo" (Atos 24:15 - João 11:24), como ele havia PROMETIDO (João 14:1-3 - Lucas 22:29,30). 

SE os "santos" só seriam ressuscitados na "volta" dele (Mateus 24:3-14,29-31 - Marcos 13:32), o relato de Mateus 27:51-53 indica que NÃO houve ressurreição, naquele cemitério, e sim que os corpos mortos foram "levantados", pois apenas teriam ficado em posição vertical
e foram vistos assim, por pessoas VIVAS, que depois foram para Jerusalém e contaram o acontecido (João 8:32 e 17:3,17 - Atos 17:11 e 20:20).



Nenhum comentário:

Postar um comentário