domingo, 23 de julho de 2017

Moisés escreveu Gênesis?



Ao que parece, Moisés apenas COMPILOU, ou organizou, o livro de Gênesis, principalmente em suas histórias iniciais. 

Para contar aquelas histórias que aconteceram ANTES dele, como de Adão até o Dilúvio, as DIVISÕES das nações, as andanças de Abraão até a entrada de Israel no Egito, ele teria se baseado em OUTROS escritos que já existiam, feitos pelos "patriarcas" dos hebreus, como Noé, Sem, Abraão, Isaque, Jacó (ou Israel), etc. 

O próprio Moisés mostra isso. 
Em Números 21:14, ele cita um "livro das GUERRAS", que existia naquele tempo e que NÃO existe mais. 
Em Gênesis 14, Moisés mostra uma "guerra" feita por Abraão, para RESGATAR o seu sobrinho Lot. 
Mas como Moisés sabia daquela GUERRA, que havia acontecido uns 400 anos ANTES dele? 

Possivelmente, consultando aquele "livro das Guerras", que ele citou. 
Assim foi durante a escrita do Velho Testamento, ou do VT. 
Para escreverem as histórias, seus escritores usaram de OUTROS livros bíblicos, que os "patriarcas" GUARDAVAM, mas que hoje NÃO existem mais. 

Esse "livro das Guerras" NÃO é o único livro citado. 
No tempo de Davi, na morte do rei Saul, uns 500 anos depois de Moisés e uns 1.000 anos antes de Cristo, também é citado o "livro de Jasar", ou "livro do Reto", que contava coisas ocorridas nos dias de Josué, que viu a morte de Moisés e que viveu mais de 400 anos antes de Davi (Veja 2 Samuel 1:17,18 e Josué 10:13). 

Assim, os judeus tinham REGISTROS escritos, que serviram de FONTES para a Bíblia, tanto antes como depois de Moisés.

PORÉM dos anos 1800 para cá, os “críticos” quiseram DESCONSTRUIR Deus e a Bíblia.
O alemão Julius Wellhausen se destacou e INVENTOU a Teoria Documentária, ou a Alta Crítica, um tipo de análise que, pelo “estilo do escritor, palavras repetidas ou não, uso de termos específicos, etc.”, lhe permitiria DESCOBRIR a autoria dos textos examinados.

Wellhausen ACHAVA, ou queria acreditar, que “nem Moisés nem os judeus daquela época, sabiam ESCREVER”, visto que NÃO tinham um alfabeto.
A partir disso, começaram a falar que Moisés NÃO escreveu Gênesis, ou que Gênesis foi escrito por TRÊS “fontes”, ou por três escritores diferentes, pelo menos.
HOJE em dia, em 2017, os “críticos” ACHAM que os cinco primeiros livros de Moisés, conhecidos como “Torah”, em hebraico, ou como “Pentateuco”, em grego, e que dão INÍCIO à Bíblia, foram escritos pelo sacerdote ESDRAS, que viveu nos anos 400 a.C.



Veja os detalhes em: Quando Moisés escreveu e em Tempo dos escritos





Créditos




Nenhum comentário:

Postar um comentário