sábado, 9 de setembro de 2017

Deus causa sofrimentos?



SE Deus existe, por que permite o SOFRIMENTO no mundo?
Alguns até ACHAM, por causa disso, que Deus NÃO existe (Salmos 14:1-3), visto que, na opinião deles, SE Deus existisse, NÃO poderia permitir o sofrimento.
Mas Deus NÃO é (nem nunca foi) o culpado pelas DOENÇAS, mortes, pobreza, fomes e todos os sofrimentos humanos.

É só raciocinar um pouquinho.
SE fosse o causador dos sofrimentos, Deus NÃO teria enviado Jesus (João 17:3,17), que veio para ACABAR com todos os problemas das pessoas (Mateus 10:7,8 e 15:30).
Aliás, quando curou a "mulher encurvada já por dezoito anos", Jesus deixou bem CLARO que o culpado daquilo, ou o culpado daquela doença, NÃO era Deus (Lucas 13:11-16).

NÃO poderia ser mesmo, pois SE os sofrimentos e doenças fossem causados por Deus, Ele NÃO teria enviado Jesus para ACABAR com eles (Lucas 4:17-21).
Qualquer criança pode ver isso.

A humanidade toda envelhece, tem DOENÇAS e, por fim, acaba MORRENDO, por causa da “desobediência” de Adão. Isso pode parecer ingenuidade, mas não é.
O próprio Deus lhe disse que, depois de sua desobediência, seria assim (Gênesis 3:17-19).

Essa desobediência também é conhecida como “PECADO original” e esse “pecado”, ou essa “falha genética”, foi TRANSMITIDA por Adão a todos os seus filhos, considerando que ele foi o PAI de toda a humanidade (Atos 17:26).

Seria como uma “doença hereditária” (SE o pai tem, todos os filhos a terão também).
Por isso que Salmos 51:5 diz que “em pecado nos concebeu nossa mãe”, ou que “já NASCEMOS em pecado”.
Alguns ACHAM que esse “pecado” mencionado seriam as “relações sexuais”, mas NÃO é nada disso, mesmo porque o próprio Deus ORDENOU que “crescessem e se multiplicassem” (Gênesis 1:28-31) e, para que se multiplicassem, TERIAM de ter relações sexuais, que são ABENÇOADAS por Deus, dentro do casamento (Mateus 19:4-6).
Portanto, o Salmo 51:5 diz que, tanto nós como nossos pais, já “nascemos pecadores”, ou já somos pecadores desde o nosso NASCIMENTO (por causa da herança de Adão).

Que esse “pecado” é o CAUSADOR de todas as doenças, pode ser visto também na “cura do paralítico”, em Marcos 2:3-12.
Jesus ASSOCIOU a doença dele ao pecado (de Adão).
Ele ficou CURADO, quando Jesus lhe “perdoou os pecados”.
Assim, SE não tivesse aquele “pecado” (de Adão), NÃO seria paralítico.
Novamente, esse “pecado” NÃO tem nada a ver com as possíveis coisas erradas que aquela pessoa poderia ter feito. O pecado que Adão nos transmitiu, é uma “falha genética”, ou um “defeito de nascença”.

As pessoas também NÃO nascem com defeitos físicos ou mentais pelos “erros cometidos por seus pais imediatos”, como alguns ACHAM, pois Jesus disse, QUANDO curou o “cego de nascença”, que “nem ele nem seu pai tinham culpa naquela cegueira dele” (João 9:1-8).

Na realidade, nem as doenças nem o envelhecimento nem a MORTE não deveriam existir na humanidade. Até Adão desobedecer, NÃO havia nada disso.
Por isso que a Bíblia diz que “a morte ENTROU na humanidade” (Romanos 5:12).
Ela NÃO aparecia no projeto original de Deus.

Mas uma vez que ela “entrou”, Deus teria de “dar um jeito” de eliminá-la.
Portanto, Deus NÃO ficou “descansando” (Gênesis 2:3) nem entregou a Terra à sua própria sorte.
Deus ficou TRABALHANDO (João 5:17).
Com o tempo, “preparou um CORPO para Jesus” (Hebreus 10:5-10) e o ENVIOU para cá (João 17:3,17), para que pudesse “dar a sua VIDA perfeita em troca da vida perfeita de Adão” (Mateus 20:28), servindo “como um RESGATE para todos” (1 Timóteo 2:5,6).

Jesus só apareceu, para CONSERTAR o que deu errado com Adão.
Por causa de Adão, todas as pessoas teriam sofrimentos e NÃO teriam nenhuma esperança de vida no futuro, visto que todos iriam MORRER;
Por causa de Jesus, todos os que acreditassem no seu sacrifício se livrariam dos sofrimentos e iriam ter uma VIDA plena no futuro (Romanos 5:13-19).
Mesmo os que já tivessem morrido, teriam uma “segunda chance”, visto que seriam RESSUSCITADOS (João 5:28,29 e 11:24), quer tivessem sido religiosos ou não (Atos 24:15).

Mas quando esse sacrifício de Cristo surtiria efeito?
O ponto é que, para tudo, existe um TEMPO certo (Eclesiastes 3:1-8).

Deus sempre QUIS, quer e VAI endireitar todas as coisas, MAS tem de esperar o “tempo certo”, que será quando a humanidade iníqua COMPLETAR o seu erro.
Será a mesma coisa que Deus fez com os amorreus (ou CANANEUS).

Os cananeus faziam muitas coisas ERRADAS (Deuteronômio 18:9-12) e Deus estava “de olho neles”, MAS Deus só poderia AGIR, “quando o ERRO deles fosse completado”, como foi dito  para Abraão (Gênesis 15:13-16).
Embora fizessem coisas muito erradas, Deus lhes dava tempo para que se corrigissem (2 Pedro 3:8,9).
Depois de mais de 400 (quatrocentos) anos, o ERRO deles se completou e, como NÃO quiseram se corrigir, Deus executou-os por meio dos judeus, quando os israelitas “fugiram do Egito”, tomaram a terra deles e os mataram.

Na “volta de Cristo” (João 14:18,19), acontecerá a mesma coisa.
Deus “está de olho” na humanidade já faz TEMPO.
Ele NÃO quer que ninguém morra (nem os iníquos), mas quer que se arrependam (Ezequiel 33:11 – 2 Pedro 3:8,9).
No entanto, como os iníquos NÃO querem se corrigir, serão executados (Provérbios 2:21,22).
Deus só está esperando que a humanidade complete o seu ERRO, para endireitar todas as coisas, por meio da "volta de Cristo" (Mateus 24:3-14,29-31 - Lucas 21:24-28).

Embora NINGUÉM saiba o "dia e hora, a não ser Deus" (Marcos 13:32), essa intervenção divina, para CORRIGIR tudo, poderia acontecer em NOSSOS DIAS.
Veja o "post": "Nas nuvens":

Daí, os sobreviventes passarão a viver em uma “NOVA terra, onde reinará a JUSTIÇA” (Mateus 5:5 - 2 Pedro 3:13), na qual, dali a um tempinho (Apocalipse 20:3), depois de um último julgamento (Hebreus 9:27), a previsão de Isaías 33:24 e 25:8 se cumprirá e “NÃO haverá mais morte nem clamor nem dor” (Apocalipse 21:1-4 – Isaías 65:17-25).
NÃO haverá mais sofrimento nenhum na Terra.

Todos estarão vivendo como Deus havia PROJETADO desde Adão (Gênesis 1:28-31 – Isaías 55:11), com muita PAZ e amor entre tudo e todos, inclusive com os animais (Isaías 11:8 - João 8:32 e 17:3,17 - Atos 17:11 e 20:20).



Nenhum comentário:

Postar um comentário