quinta-feira, 8 de junho de 2017

Cruz ou Estaca?



Muitos ensinos da Bíblia foram DISTORCIDOS, depois da morte dos apóstolos.
O apóstolo João foi o ÚLTIMO "dos doze" a morrer e sua morte é considerada como sendo por volta do ano 100.

O próprio Pedro AVISOU que essa distorção, ou esse "desvio" da fé original, seria feita pelos "falsos mestres", que adentrariam no meio deles (2 Pedro 2:1-3).
O apóstolo Paulo também disse que, depois que eles MORRESSEM, entrariam "lobos devoradores" (Atos 20:29,30) no meio deles, que mudariam os rumos e TORCERIAM os seus textos (2 Pedro 3:16).

Assim, o maior problema sobre a forma da madeira em que colocaram Jesus, talvez seja alguma adaptação que fizeram, DEPOIS dos dias dele.

Pelo Velho Testamento (ou VT ou AT), também conhecido como Escrituras Hebraicas, já se sabia que o "pendurado no madeiro" era amaldiçoado (aí, NÃO se falava em "cruz").
Quando Paulo explicou isso, em Gálatas 3:13, dizendo que "Jesus tornou-se uma maldição por nós", ele CITOU Deuteronômio 21:22,23, onde dizia que o "pendurado era amaldiçoado".
Portanto, como cumprimento daquilo, Jesus teria sido PENDURADO num madeiro, como Atos 5:30 diz.

No VT (ou AT), todas as citações de PUNIÇÕES por "serem pendurados no madeiro" mostram que o individuo era punido em UM só "madeiro".
Mesmo quando a traduzem como "viga", como em Esdras 6:11, também a mostram como apenas UMA.

Já na "cruz" seriam "DOIS madeiros, cruzados entre si".

No caso da "serpente" de Moisés (Números 21:9), aquilo foi uma "figura", ou uma SEMELHANÇA (1 Coríntios 10:11) do que aconteceria com Jesus, no futuro.
Naquela ocasião, para se SALVAREM, todos teriam de olhar para uma serpente levantada em UM "poste", ou em "UM madeiro",
Novamente, nesse EXEMPLO do que se aplicaria em Jesus no futuro, fala em UM só "madeiro", conforme João 3:14, e NÃO em dois madeiros cruzados.

O interessante é que a Versão Almeida Rev e Cor diz, tanto em Atos 5:30 como em Atos 10:39, que Jesus foi "PENDURADO num madeiro".
Em outros textos, a versão fala em "cruz", ou "crucificado", mas esses dois textos de Atos, confirmam que ele foi "pendurado em UM madeiro", o que se ajusta mais com o que a Bíblia diz.

Portanto, parece que o correto NÃO seria "cruz" e sim uma simples ESTACA (ou um "poste"), mesmo porque outras nações já usavam a CRUZ anteriormente.

Por isso, o uso da palavra "CRUZ", quando se refere à morte de Jesus, parece ter sido POSTERIOR à morte dele, pois teria se efetivado, apenas dos anos 300 em diante (o próprio Imperador Constantino era DEFENSOR do símbolo da cruz).

Assim, a "cruz" talvez NÃO fosse a representação exata da madeira na qual Cristo foi executado.

Depois da morte dos apóstolos, teriam dado "um jeito cristão nela", ou teriam feito uma ADAPTAÇÃO, para que os cristãos a aceitassem.
Essas "adaptações", ou DISTORÇÕES, que fizeram na Bíblia, aconteciam muito, depois da morte dos apóstolos.

Por exemplo, ADAPTARAM o "Natal" , dizendo que Jesus NASCEU em "25 de dezembro" (Mateus 15:6-9)
Na realidade, porém, NINGUÉM sabe o DIA em que Jesus nasceu.
NENHUM livro diz.

A Bíblia só fala que NÃO poderia ter sido em dezembro, pois os "pastores de ovelhas" estavam com seus animais "fora, à NOITE" (Lucas 2:8-20). Acontece que, por lá, em dezembro os animais são recolhidos aos currais e NÃO ficam "fora, à NOITE", por causa do FRIO muito intenso.

Portanto, o "Natal" NÃO tem nem NUNCA teve nada a ver com Jesus (é só pesquisar na Internet).
Apenas ASSOCIARAM Jesus com ele, que é uma festa pagã, ou NÃO bíblica.
Da mesma forma, a "cruz" poderia NÃO ser bíblica também.
Poderia NÃO ter nada a ver com Jesus, mas apenas o ASSOCIARAM com ela.

Parece que o CONTEXTO bíblico fala que Jesus "foi pendurado em UM só madeiro" (João 8:32 e 17:3,17 - Atos 17:11 e 20:20).



Créditos


Nenhum comentário:

Postar um comentário