sábado, 5 de setembro de 2015

A Bíblia foi alterada?



Sim, a Bíblia teve alguns textos alterados. 
MAS, com a descoberta de novos manuscritos, os especialistas CORRIGIRAM esses  textos que quiseram alterar.
Onde haviam ACRESCENTADO, os especialistas tiraram fora (por isso que, nas traduções modernas, algumas NÃO mostram certos textos ou certos “versículos”, pois eram “acréscimos” que tentaram colocar).
Algumas versões colocam esses textos acrescentados sob “colchetes”, mostrando que NÃO eram originais.

Mas HOJE, em 2015, pode-se dizer, com CERTEZA, que o texto bíblico é FIEL, ou que estamos lendo a MESMA coisa que os apóstolos e discípulos LIAM, no tempo de Cristo.

Contudo, a pior dessas ALTERAÇÕES que quiseram fazer, ainda persiste, na maioria das versões, pois a alteração maior que fizeram foi a RETIRADA do nome de Deus, tanto no AT como no NT. 
Esse NOME, ou o Tetragrama, conforme registrado em Êxodo 3:14,15, consta MAIS de 6.500 vezes no AT (ou Antigo Testamento). 

Muitas versões, como a Almeida, substituíram o nome de Deus por SENHOR (todo em maiúsculas) no AT e por "Senhor" (só com a inicial maiúscula) no NT (ou Novo Testamento). 

PORÉM algumas versões RECOLOCARAM o nome de Deus nas Escrituras (tanto no AT como no NT).. 
Não foram somente as TJs (ou Testemunhas de Jeová) que fizeram isso, mas foram elas que recolocaram o NOME de Deus nas Escrituras MAIS vezes.
Elas recolocaram o NOME inclusive no NT, nas citações que faziam do AT. 

Com o NOME de Deus, fica mais fácil compreender alguns textos. 
Digno de nota, é que Jesus PRONUNCIOU o nome de Deus, quando fez a sua primeira LEITURA na sinagoga, conforme mostra Lucas 4:18.
Ele LEU o que é conhecido hoje como sendo Isaías 61:1,2, onde APARECIA o nome divino, ou o Tetragrama..
SE ele o LEU, também o pronunciou.

Romanos 10:13, por exemplo, fala em "Senhor", que NÃO é Jesus. 
Esse "Senhor" foi tirado de Joel 2:32, onde constava o "Tetragrama". 
Portanto, aí NÃO se fala de Jesus, mas sim de YHWH. 

Em Mateus 22:41-46, Jesus cita o Salmo 110:1,2, onde constava o NOME. 
Sem o nome divino, isso gera uma CONFUSÃO danada, pois fica: 
"O Senhor disse ao meu Senhor...", dando a impressão que o Senhor conversa com ele mesmo. 
PORÉM, se colocassem o NOME, ficaria: 
"YHWH disse ao meu Senhor...", mostrando que o "primeiro Senhor" é Deus e que o "segundo Senhor" é Jesus. 

Assim, o NOME só facilita a compreensão. 

O mais ridículo é que, principalmente por terem recolocado o NOME, os "críticos" dizem que as TJs ALTERARAM a Bíblia! rss 

Porém, quem ALTEROU a Bíblia, de fato, foram os que ELIMINARAM o nome divino e o SUBSTITUÍRAM por "Senhor", tanto no AT como no NT (Atos 17:11).

O “rolo de Isaías” achado em Israel, a partir de 1947, foi DATADO, por C-14, como sendo de 100 a 200 a.C. e também mostra que as Escrituras são FIÉIS.
Embora alguns “críticos” digam que a Igreja Católica ALTEROU  a Bíblia no Concílio de Niceia, em 325, esse “rolo de Isaías do Mar Morto” DESMENTE isso, pois quando foi COMPARADO com outro “rolo”, feito  em 700 a 800, ou quase MIL anos depois, quase NÃO apresentou diferenças.

Os dois “rolos” (ou os dois livros) eram praticamente IGUAIS.
Assim,  o Isaías achado perto do Mar Morto, feito ANTES de Niceia, era IGUAL ao outro, feito DEPOIS de Niceia, o que prova que NÃO houve alteração nenhuma,

Inclusive, o livro de Isaías mostra a “bobagem” de se fazer um ÍDOLO de madeira, ou uma estátua de adoração, no seu capítulo 44.
SE a “igreja” tivesse alterado os livros da Bíblia, na certa tiraria esse capítulo, que critica os seus ensinos, mas esses textos CONTINUAM lá.

Assim, a maior ALTERAÇÃO que fizeram e que ainda persiste, em muitas versões, foi a ELIMINAÇÃO do nome divino. As demais alterações, que TENTARAM fazer, já foram corrigidas (João 17:3,17 – Atos 17:11).


Veja mais em “Isaías – rolos do Mar Morto




Créditos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário