sábado, 5 de setembro de 2015

Alma e Espírito são a mesma coisa?



Parece que as pessoas fazem uma CONFUSÃO danada. 
"Alma" NÃO existe, na Bíblia. 
Não como a maioria imagina, como se fosse outro alguém ou "algo" que vive DENTRO da pessoa e que, depois que ela MORRE, "sai dela" e CONTINUA a viver. 
A Bíblia não diz nada disso.


A crença em "alma imortal" é ensino das nações, aperfeiçoado pelo filósofo grego Platão. Depois da morte dos apóstolos, os "pais da igreja" o incluíram, ou o MISTURARAM, aos ensinos cristãos. 

A Bíblia diz que a ALMA (ou "nephesh" em hebraico) é o próprio ser vivo, por inteiro, sem divisão nenhuma entre "carne e espírito", como a maioria acha. 

Essa palavra hebraica significa a VIDA, ou "aquilo que respira" (até por isso, NÃO existe "alma na pessoa morta", pois os mortos NÃO respiram mais).

Gênesis 1:20-24 chama os animais de “almas viventes” e Gênesis 2:7 diz que Adão já nasceu como, ou SE TORNOU, uma “alma vivente”.
Assim, o próprio ser vivo por inteiro, sem nenhuma divisão, é uma alma e tanto os ANIMAIS como as pessoas são almas  viventes. 


Nenhum dos dois, nem o homem nem o animal, TEM "alma" (como se Deus tivesse colocado “outra pessoa” dentro deles).
Os dois SÃO almas viventes, ou seja, já nasceram sendo uma ALMA. 
Até por isso, segundo a Bíblia, a "alma MORRE" (Ezequiel 18:4), o que é muito LÓGICO, pois se a alma é o ser vivo por inteiro, quando ele morre, a alma morre também. 

O que SAI da pessoa, na morte, é o "espírito" (ou "ruah" em hebraico), como diz Salmos 146:3,4. 
Mas esse "espírito" também NÃO é como se fosse "outra pessoa", que vive dentro de nós. 
O "espírito" é impessoal, ou seja, NÃO tem forma (nem humana nem animal). 
Só serve para MOVIMENTAR e/ou fazer FUNCIONAR o ser vivo. 
É como uma PILHA ou como a "energia elétrica". 
Só servem para fazer funcionar os aparelhos eletrodomésticos, MAS não têm vida própria. Quando os aparelhos "morrem", ou são DESLIGADOS, aquela ENERGIA, que os movimentou, NÃO sai deles com a forma dos aparelhos. 

A energia do aparelho, quando ele "morre" ou é desligado, VOLTA para a Usina (ou para a "pilha"), que a gerou. 
Da mesma forma, o "espírito" do homem, quando ele morre, VOLTA para Deus, que o gerou (Eclesiastes 12:7).
SE os “espíritos”, ou as ENERGIAS, voltam para suas origens, NÃO ficam perambulando por aí, “assustando” as pessoas. 

Tanto o animal como o homem têm o MESMO espírito, ou têm a mesma força de VIDA (Eclesiastes 3:19,20), que só serve para movimentá-los, enquanto estiverem vivos (NÃO existe “espírito” de algum morto, nem humano nem animal). 

Os "espíritos" personalizados, que agem como pessoas, são OUTRA coisa. 
Não são "partes" das pessoas mortas, que "aparecem" para os amigos e/ou familiares. 
Isso é ENGANAÇÃO (2 Coríntios 11:13-15). 
Veja o "post" Conversar com mortos...

Os mortos NÃO voltam jamais. 
Eles estão na sepultura, quietinhos e "sem consciência de mais nada" (Eclesiastes 9:5-10), esperando suas ressurreições, EXATAMENTE como Lázaro ficou (João 11:11-14)
Eles só voltarão à VIDA na ressurreição (João 5:28,29)que só acontecerá DEPOIS da "volta de Cristo", como a irmã de Lázaro falou (João 11:24).

Na verdade,  essas "aparições", ou “assombrações”,  NÃO são “partes” das pessoas mortas, pois são seres espirituais, tipo ANJO. 
Nem humanos eles são, pois têm OUTRA natureza, muito mais poderosa  e já existiam  ANTES da humanidade ter sido criada, como Jó 38:7 mostra (aí, eles são chamados de “estrelas da manhã”). 

SE já existiam ANTES das pessoas, NÃO podem ser as pessoas mortas que voltam, mesmo porque eles NÃO precisam dos humanos para existir.
Portanto, "espírito" do homem (ou do animal) é UMA coisa, ou é apenas uma ENERGIA sem forma que os fazem funcionar; 
Já os seres espirituais, ou “espíritos” tipo "fantasma", são OUTRA coisa, que NÃO têm nada a ver com as pessoas mortas.

São enganadores, FINGINDO que são as pessoas falecidas (2 Coríntios 11:13-15 - João 8:32 e 17:3,17 - Atos 17:11).




Veja mais sobre essa ENGANAÇÃO, em Mortos falam?





Créditos:


Um comentário: